Curso de Inglês em Diadema na Wizard Centro

Como se candidatar a vagas de emprego no exterior

Trilhar novos passos na carreira profissional, tornar-se independente, ter uma melhor qualidade de vida e experimentar novas experiências em uma cidade diferente. Quem não sonha em morar e trabalhar fora do país, vivenciado intensamente uma cultura diferente?

Para te ajudar a entender o que é necessário para atingir essa meta, nós separamos uma série de dicas e orientações para você se candidatar a vagas de trabalho no exterior, chegar ao seu destino ideal preparado e, finalmente, stand on your feet! Confira.

Venha Estudar no melhor Curso de Inglês em Diadema na Wizard Centro

Primeiro qualifique-se!

Trabalhar em um novo país exige um ótimo currículo na sua área de atuação, mas também é imprescindível possuir boas habilidades para se comunicar na língua local. Seja inglês, espanhol ou outro idioma, é necessário muito estudo, de maneira a comprovar a sua proficiência. Portanto, invista em aulas e cursos para aprimorar os seus conhecimentos sobre a nova língua.

Adeque seu currículo

Boas referências, experiência na área e, claro, habilidades com idiomas. Todas as qualificações fundamentais envolvem também a sua correta apresentação. Os modelos de currículo variam ao redor do mundo, então é interessante fazer uma breve pesquisa com o objetivo de descobrir o formato ideal exigido no seu destino, e quais as informações que os empregadores consideram essenciais no documento.

Além de coeso e consistente, elabore um currículo e uma carta de apresentação ressaltando o seu interesse em trabalhar em um outro país, e que por isso você está disposto a se mudar. Em alguns casos, uma experiência profissional diversificada ou um portfólio de trabalhos podem ser considerados pré-requisitos.

A internet será sua melhor amiga

Não há dúvidas! A web será a ferramenta mais eficiente para te auxiliar nesse processo. Abuse do poder dos mecanismos de busca para encontrar uma vaga interessante e descobrir mais sobre o seu destino pretendido ou os documentos necessários – calma, nós já vamos abordar esses temas. O importante é que você utilize todas as facilidades que a internet possibilita e se informe sobre os pontos necessários para fazer uma mudança segura e consciente.

Procure um destino com oferta de trabalho

Sonhar com um novo país é incrível, mas antes de tomar a decisão final sobre o seu destino, é importante racionalizar sua decisão. Procure entender um pouco sobre o mercado de trabalho no local que tem em mente, bem como se há de fato espaço para absorver a sua profissão.

Também é interessante informar-se sobre as leis trabalhistas do país, principalmente no que diz respeito aos trabalhadores estrangeiros. Procure informações sobre os salários médios para o seu cargo e coloque a conta na ponta do lápis. A experiência pode ser enriquecedora cultural e profissionalmente, mas é necessário entender se você poderá arcar com seus gastos.

Pesquise em diversas plataformas

Novas oportunidades de trabalho são oferecidas em diversas plataformas on-line, e muitas delas são publicadas em portais de emprego locais, espaços que podem se configurar como bons pontos de partida para a sua busca. A Comissão Europeia, por exemplo, possui um portal no qual são divulgadas uma série de oportunidades de trabalho em diversas localidades do continente.

As redes sociais, como o Facebook, também valem o investimento em buscas. Procure por grupos que divulgam vagas de emprego no seu destino. O LinkedIn também pode ser outra aposta interessante. Um perfil bem organizado e atualizado pode resultar em boas propostas, uma vez que a rede proporciona o contato com profissionais de todo o mundo. Algumas multinacionais oferecem ainda em seus sites a opção de se candidatar a postos de trabalho em outras localidades. Por isso, fique de olho.

É necessário se adaptar à nova cultura

Outros países possuem horários e hábitos de trabalho bem diferentes dos praticados aqui no Brasil. Procure pesquisar sobre eles, conhecê-los e refletir se você conseguirá se adaptar. Talvez seja necessário rever alguns processos de trabalho e reformular a maneira como você lidava com determinadas situações em empresas brasileiras. E tenha paciência! Adaptar-se a uma nova cultura é demorado e pode levar semanas ou meses.

Saiba mais sobre Curso de Inglês em Diadema
Curso de Inglês Wizard Diadema

WizKids o melhor Curso de Inglês para crianças em Diadema

Validar seu diploma é essencial

Com diferentes currículos acadêmicos, é natural que para exercer a sua profissão em um novo país, você deva validar seu diploma segundo as normas locais. Em alguns casos pode ser necessário provar a sua proficiência ou conhecimento específico. Não se assuste, esses processos são naturais e configuram um passo importante para que você possa trabalhar com segurança.

Informe-se sobre a documentação necessária para a mudança

Além do passaporte e de um diploma válido, trabalhar em outro país exige uma série de documentos e processos específicos. Pesquise sobre quais documentos ou certificados devem ser providenciados para a sua mudança.

Normalmente, este processo costuma ser mais ágil e simples quando o novo empregado já possui cidadania do país para o qual está indo. Já no caso do visto a trabalho, é necessário paciência, e o seu contrato de trabalho será a principal ferramenta para solicitar a documentação correta.

Os processos são variados e costumam divergir de país para país. Por isso, uma vez que o destino já esteja definido e uma boa oportunidade apareça, informe-se sobre todos os processos que você deve concluir. Manter todos os papéis em ordem evita contratempos ou problemas diversos com a sua situação legal.

A vaga ideal irá aparecer

Acima de tudo, o importante é buscar por uma oportunidade na qual você se encaixe e que corresponda ao perfil que os recrutadores estão procurando. O processo pode inicialmente soar cansativo e desgastante, mas vale a pena investir no seu sonho! Tenha calma e pesquise muito, adquirindo todas as informações importantes para tomar uma decisão consciente e preparada quando chegar a hora.